A felicidade é um estado de bem-estar e contentamento, que pode ser cultivado e aprendido. É um sentimento que pode ser vivenciado independentemente de situações externas, um estado eletrizante e ilusório. Filósofos, teólogos, psicólogos e até economistas há muito tempo buscam defini-la. E desde a década de 1990, todo um ramo da psicologia — psicologia positiva — tem se dedicado a defini-la. Mais do que simplesmente humor positivo, a felicidade é um estado de bem-estar que abrange viver uma vida boa, com um senso de significado e profundo contentamento.
Sentir-se alegre também tem suas vantagens para a saúde. Um crescente corpo de pesquisas também sugere que a felicidade pode melhorar sua saúde física; sentimentos de positividade e realização parecem beneficiar a saúde cardiovascular, o sistema imunológico, os níveis de inflamação e a pressão arterial, entre outras coisas. A felicidade tem sido até mesmo associada a uma vida útil mais longa, bem como a uma maior qualidade de vida e bem-estar.
Alcançar a felicidade é uma busca global. Pesquisadores descobrem que pessoas de todos os cantos do mundo consideram a felicidade mais importante do que outros resultados pessoais desejáveis, como obter riqueza, adquirir bens materiais e entrar no céu.
Como alcançar a felicidade?

A felicidade não é o resultado de pular de uma alegria para outra; pesquisadores descobrem que alcançar a felicidade normalmente envolve momentos de considerável desconforto. Composição genética, circunstâncias de vida, conquistas, estado civil, relacionamentos sociais, até mesmo seus vizinhos — tudo influencia o quão feliz você é. Ou pode ser. Assim como as formas individuais de pensar e expressar sentimentos. Pesquisas mostram que grande parte da felicidade está sob controle pessoal.
Entregar-se regularmente a pequenos prazeres, absorver-se em atividades desafiadoras, definir e atingir metas, manter laços sociais próximos e encontrar um propósito além de si mesmo aumentam a satisfação com a vida. Não é a felicidade em si que promove o bem-estar, é a busca real que é a chave.
Quais são os sinais de uma pessoa feliz?

Pessoas felizes vivem com propósito. Elas encontram alegria em relacionamentos duradouros, trabalhando em direção a seus objetivos e vivendo de acordo com seus valores. A pessoa feliz não é apaixonada por bens materiais ou férias luxuosas. Essa pessoa está bem com os prazeres simples da vida — acariciar um cachorro, sentar-se sob uma árvore, desfrutar de uma xícara de chá. Aqui estão alguns dos sinais externos de que alguém está contente:
- Está aberto a aprender coisas novas
- É rico em humildade e paciência
- Sorri e ri facilmente
- Vai com o fluxo
- Pratica a compaixão
- É frequentemente grato
- Exercícios de autocuidado
- Gosta de relacionamentos saudáveis
- Fica feliz por outras pessoas
- Dá e recebe sem tormento
- Vive com significado e propósito
- Não se sente no direito e tem menos expectativas
- Não é rancoroso ou insultuoso
- Não guarda rancor
- Não registra pequenos incômodos
- Não se angustia com o ontem e o amanhã
- Não joga jogos
- Não é mártir nem vítima
- Não é mesquinho com sua felicidade
Psicologia Positiva
Psicologia positiva é o ramo da psicologia que explora o florescimento humano. Ela pergunta como os indivíduos podem experimentar emoções positivas, desenvolver relacionamentos autênticos, encontrar o fluxo, atingir seus objetivos e construir uma vida significativa. Impulsionado pelo psicólogo da Universidade da Pensilvânia Martin Seligman, o movimento surgiu do desejo por uma mudança fundamental na psicologia — de girar em torno de doenças e sofrimento para fornecer o conhecimento e as habilidades para cultivar crescimento, significado e realização.
Como aplicar os princípios da psicologia positiva no dia a dia?
- Cultivar emoções positivas: pratique a gratidão, viva o presente e busque experiências prazerosas.
- Aumentar o engajamento: descubra suas forças, entre no estado de “flow” e reduza distrações.
- Fortalecer relacionamentos positivos: demonstre apreço, pratique a escuta ativa e construa conexões significativas.
- Buscar propósito e significado: envolva-se em algo maior, identifique seus valores e estabeleça metas com propósito.
- Definir e alcançar realizações: celebre pequenas conquistas, tenha metas claras e desenvolva uma mentalidade de crescimento.
Felicidade e Saúde

Saúde e felicidade estão completamente interligadas. Isso não quer dizer que pessoas com doenças não possam ser felizes, mas que cuidar da saúde é um componente importante — e talvez subestimado — do bem-estar. Pesquisadores identificaram muitas ligações entre saúde e felicidade — incluindo uma vida mais longa — mas é difícil distinguir qual fator causa o outro. Fazer mudanças na dieta, exercícios, sono e muito mais pode ajudar todos a se sentirem mais contentes.
3 Comentários
[…] comprova que pessoas que treinam seu cérebro para pensar positivamente não apenas se sentem mais felizes, mas também são mais saudáveis e […]
[…] a psicologia positiva enfatiza os traços, padrões de pensamento e comportamentos que promovem o bem-estar e a qualidade de vida. Seu objetivo é explorar os pontos fortes dos indivíduos, como otimismo, […]
[…] As pessoas ao seu redor moldam sua mentalidade, força mental e felicidade. […]