Por que parece que o mundo está sempre piorando?
Você já teve a sensação de que tudo está dando errado o tempo todo? Não é só impressão — é também condicionamento. A lógica midiática ainda é regida por uma regra antiga: “se sangra, lidera.”
Estudos confirmam que mensagens negativas viralizam mais. Um levantamento da Universidade de Nova York analisou 2,7 milhões de postagens no Facebook e Twitter e descobriu que mensagens negativas e agressivas têm o dobro de chances de serem compartilhadas.
Outro estudo da Universidade de Winnipeg, analisando os tweets de congressistas dos EUA, apontou que quanto mais incivilidade e tom de ataque nas postagens, mais curtidas e retuítes eram recebidos — em detrimento de conteúdos propositivos.
Um estudo da American Psychological Association (APA) revelou que pessoas que acompanham as notícias várias vezes ao dia têm níveis significativamente mais altos de estresse e sintomas de saúde mental, como ansiedade e irritabilidade. A sensação constante de alerta cria uma espécie de “hipervigilância informacional”.
Informação em excesso, esperança em falta

Hoje, temos acesso instantâneo a notícias de desastres em qualquer parte do mundo. Mas nosso cérebro — ainda programado para reagir a ameaças imediatas — interpreta isso como uma avalanche pessoal e constante de perigo.
O resultado? Um ciclo tóxico de medo, impotência e exaustão.
Veja também: Pense positivo: 11 Maneiras de Desenvolver o Pensamento Positivo
Dois fatos essenciais para redefinir sua perspectiva
- Vivemos tempos desafiadores e incertos.
- Mas todos os tempos foram desafiadores e incertos.
Como lembra o psicólogo Steven Pinker, de Harvard, a longo prazo, muitos indicadores mostram que a humanidade está avançando — não retrocedendo. A questão é: você está observando esse progresso?
Avanços em igualdade de gênero
- Mulheres sem filhos já têm salários equiparados aos dos homens em vários setores, segundo pesquisa de Harvard e Stanford.
- A proporção de mulheres em cargos de gestão dobrou nos EUA entre 1990 e 2011.
- Três em cada cinco diplomas de mestrado globalmente são hoje concedidos a mulheres.
Como cultivar otimismo sem perder a realidade de vista

1. Controle a Dose de Notícias
Escolha um ou dois momentos do dia para se informar por fontes confiáveis e diversas. Não confunda atualização com saturação.
2. Amplie Sua Perspectiva
Lembre-se: notícias são recortes. O mundo real também é feito de gentilezas, avanços silenciosos e pequenas vitórias diárias.
3. Aja Localmente
Mesmo pequenas ações — como voluntariado, doações ou conversas empáticas — criam ondas de impacto positivo no seu entorno.
4. Pratique o “Otimismo Realista”
Não se trata de negar a realidade, mas de reconhecer que mudanças acontecem — e que você pode fazer parte delas.
Se não agora, quando? Se não você, quem?
O mundo precisa de mais pessoas lúcidas e engajadas — não paralisadas. Otimismo não é ingenuidade, é responsabilidade. É decidir olhar além do ruído, reconhecer o que já avançamos e se colocar à disposição para fazer parte da solução.
Não seja apenas um espectador do caos. Torne-se um agente de equilíbrio.